Chinese Kung Fu Ton-Long: Meditação

Adsense

Meditação




Introdução



"Um discípulo foi a um mestre zen e disse:
Mestre, estou inquieto.
Diga-me o que é a meditação.


O mestre zen respondeu:

Você vive num mundo hipnotizado pela ilusão do tempo; um mundo no qual o momento presente é inteiramente negligenciado, ou apenas visto como um tênue fio que divide um passado todo- poderoso e cansativo de um futuro extraordinariamente importante e sedutor.

Por um lado, sua consciência está completamente ocupada com memórias passadas e, por outro, com expectativas futuras. Será que você não compreende que nunca houve, que não há nem haverá nenhuma experiência que não seja a experiência do presente?

Quando se esquece disso, você perde o contato com a Realidade e cria um mundo de ilusões.

Você medita quando presta atenção ao que acontece aqui e agora, sem apegos.
Você medita quando sua mente se apercebe, sem julgamentos, daquilo que é.

Você medita quando, sem deixar de estar consciente do seu corpo e da sua mente e do vozerio do mundo que o cerca, você vai ficando cada vez mais sintonizado com a Voz do Silêncio, com a Sabedoria da sua Essência Interior.
Você medita quando, na quietude da Natureza ou na paz de algum velho Templo, você se volta para dentro de si esmo por alguns instantes para participar do Silêncio de Deus.

Você medita ainda mais valiosamente quando, no meio do burburinho da vida, no centro do alvoroço e dos desafios do dia a dia, leva consigo a mesma quietude interior que transforma o seu coração no Templo do Espírito.



Você medita quando nem vive inteiramente neste mundo nem fora dele; e quando embebe a sua mente nas águas da criação e da inteligência divinas para que, com sua atitude, cada ser, cada coisa possa despertar para a sua qualidade essencial.



Você medita quando na agonia da indecisão diz: 'Não se faça a minha vontade, Deus, mas a Tua.'



Porém, você medita mais ainda quando escuta - com o ouvido do seu corpo, com o ouvido da sua mente e com o ouvido da sua Alma - a Voz Silenciosa que fala do cosmos eterno e lhe pede que seja Um com a Vida."




O que é Meditação



A meditação é a capacidade de atingir uma intensa concentração, permitindo o desaparecimento de todos os outros pensamentos e, tem como meta principal, induzir a tranqüilidade mental e o relaxamento físico.

É também entrar em contato com as nossas forças internas, se relacionando com o EU Superior; é colocar-nos em Estado de receber da Consciência Universal o conhecimento que procuramos .

Para isso é expresso em estado de receptividade, gerado por uma atitude quieta, atenta e calma de nossos pensamentos .

É nesse estado que podemos obter a solução de um problema ou uma resposta a uma pergunta que nos interessa.

A meditação é permanência inteira da nossa mente em um determinado tema ,com o fim de uma perfeita compreensão desse assunto .

Somos conseqüência do que pensamos , e toda pessoa se torna aquilo que acredita ser.

Devemos assim tomar a meditação como a nossa ferramenta de evolução espiritual e desenvolvimento, pois o pensamento é o primeiro passo para nos tornarmos quem somos e realizarmos o que desejamos .

Através da meditação seremos senhores não só dos nossos pensamentos, mas também do que vamos ser através desses pensamentos.

Atualmente até as religiões cristãs e evangélicas aderiram a palavra “meditação” para se referirem ao ato de fé numa oração ou num retiro espiritual. Não mero acaso ela está inserida em todo o esoterismo como uma das técnicas para o auto- conhecimento, magia ou rituais.

Também, é largamente utilizada nas terapias holísticas, alternativa ou vibracional, como um aspecto básico para se aplicar os elementos necessários para a cura do campo áurico ou dos chakras. Dessa forma, meditação tornou-se sinônimo de concentração, capacidade de auto-análise, relaxamento do corpo, equilíbrio emocional, oração, magia, auto- cura e auto- ajuda.

Porém, a prática da meditação nem sempre é fácil. As flutuações da mente não gostam de estar concentradas. É incrível quantos pensamentos e quantas histórias podem passar pela cabeça entre dois suspiros!


O que é Concentração




A meditação é muitas vezes considerada como ser divisível em três estágios: a concentração , a meditação e  a contemplação .
Porém o principiante deverá lembrar que a meditação é uma ciência cuja aquisição exige o esforço da vida inteira ,de sorte que ele não deve esperar atingir ,logo de início ,o estágio de contemplação pura.
A concentração consiste em dirigir o mental para uma idéia e aí mantê-lo fixo.
Para chegar a concentrar-se é necessário chegar a governar o mental e aprender progressivamente, pelo exercício, a reduzir  o campo de sua atividade, até poder fixá-lo a um único ponto .
É uma luta árdua , que deve ser galgada dia após dia , progressivamente ....


Métodos de Concentração



O melhor método de concentração é você utilizar um ponto na parede ou um objeto que lhe agrade .
Não focalize-o apenas, olhe para ele gentilmente . Limpe de sua mente todos os pensamentos e mantenha a mente forçosamente vazia . Concentre-se muito, na percepção da respiração enquanto estiver fazendo isso. Quando surgir um pensamento, livre-se dele, não o deixe terminar ! Mantenha isso durante o maior tempo possível .Faça diversas vezes ao dia se puder.

Sabemos também que sons são muitos distrativos, pois geram pensamentos superficiais e impedem a concentração . Uma buzina de carro irá gerar : “ Quem será ?, o que está acontecendo ? “. Uma porta se abrindo irá gerar : “ Quem está entrando ou saindo ?” .....
A mente está sempre curiosa sobre o que está acontecendo a sua volta. Ela  quer saber de tudo, quer informá-lo de todas as pequenas coisas que acontecerão a sua volta .Ela irá forçá-lo abrir os olhos , levantar-se e descobrir  o que está acontecendo.

Não deixe que isso aconteça . Use esses pensamentos  indesejáveis, detentores de atenção como ajuda de treinamento .Aprenda a cancelar e ignorá-los e verá que seus poderes de concentração irão aumentar .     

Bloqueie esses  pensamentos  assim que comecem, antes  que criem raízes e se tornem algo mais forte .

Por Exemplo:

“ Quem é , o que está acontecendo ?” se torna :  “ Quem é ....................”
“ Quem está entrando, ou saindo ? “ se torna : “ Quem es ......................”



Com a prática o início desses pensamentos ficarão cada vez mais curtos até que você consiga :

“ Qu .......? ..........?..........  e  “ Q .....? .......................”

E finalmente :

“ ...............? ............? ............................? ......................”

Muitas pessoas dizem não conseguir  limpar  a mente porque se distraem  muito facilmente por todos os pequenos ruídos que os cercam, na atividade normal do dia a dia .

Lentamente, mas certamente , você dominará a habilidade de concentrar-se e limpar sua mente .
Uma vez realizado você terá ganho uma ferramenta mental valiosa. Vocês será capaz de concentrar-se  100 % de sua atenção , em uma tarefa , e assim a exclusão total de tudo o mais.

  O Que é a Contemplação


 
A contemplação não envolve a limpeza da mente ou visualização. Ela exige que  você pense mais profundamente e perfeitamente sobre algo, para obter um entendimento  mais profundo de sua natureza .Muitas vezes quando termina a meditação é que entra em cena a contemplação. Podemos estar meditando sobre um determinado assunto e descobrir que chegamos  ao fim das informações referentes a questão sobre a qual estivemos meditando. É quando a contemplação chega .

Existem dois tipos basicamente de contemplação:

1 . A Cognitiva , na qual um objeto material ou um assunto não é examinado pelo pensamento.


2 . A  Não – Cognitiva , em que se pensa sobre coisas do espírito , coisas além da percepção material  do homem, porém é preciso estar espiritualmente amadurecido , para se dedicar a contemplação Não Cognitiva .
      
  Mantras e Meditação

  

                              

 Os mantras são sons sagrados que ajudam a entrar em estado de meditação. Dotados de grande força energética, eles também nos ajudam a realizar nossos desejos. Para que funcionem bem, convém praticá-los com regularidade, desde que estejamos dignos e aptos para isto – diariamente, ou pelo menos em dias alternados. Um mantra deve ser repetido  inúmeras vezes.  A pronúncia correta é muito importante para que ele se mostre eficaz, pois os mantras estão em idioma sânscrito, a língua sagrada dos hindus. Assim, onde aparece a letra h, repita como se fosse rr. Salvo alguns casos em que representa j exalada.Na realidade mantra é uma denominação particular de Deus , mas pelo uso comum é entendido como uma forma de oração, a repetição de algo sagrado, mediante o que alguém adquire forças .Se uma pessoa  repete um mantra consciente e reverentemente, obtém a purificação do pensamento.Um mantra somente deve ser usado para o bem, jamais para o mal.Devemos  compreender que todos os sons e palavras podem influenciar a matéria. Os mantras influenciam a matéria de acordo com os pensamentos da mente humana . 


Mantras




OM :. OM é o mais poderoso de todos os mantras. OM é uma sílaba constituída por três letras: A, U, e M, e pronuncia-se OM. Um erro comum aos que não conhecem é pronunciar as três letras, AUM. Todos os outros são considerados aspectos do OM e ele é a matriz de todos os demais mantras.

Todas a letras do alfabeto são emanações do som primordial representado pelo supremo mantra. O OM é a origem e o fim de todo verbo. Todo o universo procede de OM, conserva-se em OM e nele se dissolve. Ele é a Criação, a Conservação e a Renovação da Trimurti (Trindade Hindu).

Logo de todos os mantras utilizados para meditação, o OM é o que produz melhores resultados
Quando se escreve o OM em caracteres sânscritos (deva nagari) ele se torna um símbolo gráfico e é denominado Iantra. A especialidade que estuda a ciência de traçar esses símbolos se chama Iantra Ioga


OM MANI PADME HUM:  mantra recitado para romper com os obstáculos internos da mente.
     É muito bom repetir o mantra OM MANI PADME HUM. Mas para que ele seja feito corretamente, devemos pensar em seu significado, de grande profundidade.

  

     A primeira sílaba é composta pelo OM,  já abordado anteriormente .

 MANIque significa "jóia". Simboliza os métodos de intenção para alcançar a iluminação, a compaixão e o amor. Da mesma forma que uma jóia é capaz de eliminar a pobreza, a mente altruísta da iluminação é capaz de afastar a pobreza, ou as dificuldades da existência cíclica .

As duas sílabas, PADME, significam "lótus", simbolizam a sabedoria. Assim como um lótus nasce da lama mas não se contamina com ela. A sabedoria é capaz de nos proteger de situações contraditórias. Existe a contradição quando não existe a sabedoria.
A pureza é alcançada através da unidade indivisível do método e da sabedoria, representada pela sílaba final HUMque indica essa indivisibilidade. Não se pode alcançar a sabedoria plena se não praticarmos um método puro.

 A Tradução desse mantra é : Recebemos  a Jóia da Consciência no Coração do Lótus  (O Lótus é o Chakra )




Existem também a entoação de mantras  com som de vogais , que faz restabelecer  a energia dos chakras e equilibra todo o organismo , trazendo bem estar físico, psíquico e espiritual .
Sente- se confortavelmente  e entoe longamente até acabar o ar . Ex: AAAAAAAAAAAA
Repita no máximo 8 vezes a vogal escolhida .
Se escolheu mais de um, comece com as vogais correspondentes aos chakras  de baixo para cima .O ideal é que se entoe esses mantras pelo menos 10 minutos por dia.

Abaixo os mantras e seus respectivo chakras:

– Chakra Básico (Equilibra as funções de excreção e reprodução. Pessoas com intestino preso ou desinteresse sexual , por exemplo devem mentalizar e entoar o mantra U).

Ó – Chakra Umbilical (Atua positivamente nas funções de locomoção,como andar ou correr . Uma pessoa reumática  ou muito tímida, ou mentalmente travada, por exemplo deve entoar e mentalizar o mantra  Ó).

à– Chakra  Plexo Solar (Ajuda a organizar os pensamentos. Assim uma pessoa indecisa diante de várias opções deve mentalizá-lo e entoá-lo).

Á – Chakra Cardíaco (Desenvolve o amor fraternal, as grandes amizades. Serve também para que consigamos aceitar o que não podemos modificar . Portanto, um pessoa mal humorada  deve mentalizar  e entoar o mantra Á).              

Ê – Chakra Laríngeo (Traz conhecimento, ajuda a recordar tudo o que se lê e ainda permite que se ouça a voz interior . Estudantes em época de provas , por exemplo, devem mentalizar e entoar o mantra Ê).                                                                                             

É – Chakra Frontal (Favorece a intuição. Quando é preciso escolher entre vários caminhos e se fazer um análise objetiva do problema,  precisamos também contar com a força do 3º Chakra . Por isso , as pessoas muito indecisas são as que mais devem mentalizar e entoar mantra É).

I – Chakra Coronário (Ajuda a desenvolver a clarividência , a percepção plena de si próprio e dos outros  e também dos planos superiores da existência .Quem evolui pelos caminhos do mantra I , pode chegar ao conhecimento de Deus).
                                              
  

Quais os benefícios da Meditação




  

Inúmeros são os benefícios da meditação, entre eles :


- descanso físico, mental e emocional

- aumento da capacidade de concentração

- maior auto- liderança

- maior liberdade de escolha

- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.


A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções. Além disso, ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há, por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça.

Foi  recentemente constatado que a meditação praticada em um período de 15 a 20 minutos equivale até 08 horas de sono .
  

A Ciência estuda a Meditação




  
As doenças do coração atingem cerca de 12 milhões de pessoas principalmente nos Estados Unidos e são caracterizadas pelo progressivo acúmulo de gordura, obstruindo as artérias coronárias, que gradualmente suprime o oxigênio do músculo cardíaco. O bloqueio completo de uma artéria pode levar a um infarte.

Um recente estudo publicado num jornal americano, indica que a prática de meditação transcendental, durante 20 minutos, duas vezes ao dia, tem um efeito positivo e mensurável na formação dos depósitos de gordura presentes nas artérias ou na arteriosclerose.

A medição foi feita com ultra-som e o decréscimo registrado foi discreto, porém significativo, cerca de 98 centésimo de milímetro. Essa pequena redução nos acúmulos pode reduzir o risco de um ataque do coração em cerca de 11 por cento, e o de um derrame em 15 por cento.

Hoje a ciência comprova: a meditação somente nos traz benefícios, pois ela nos proporciona a possibilidade de encontro com aquilo que há de mais profundo dentro de nós.

Ela equilibra as emoções, nos põe em contato com nosso subconsciente, provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nosso campo mental, sua prática constante desenvolve a concentração e o auto controle, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho espiritual mais consistente e realizador.

A meditação é, inegavelmente, uma colaboradora no processo de fundamentação de nosso desenvolvimento mental e espiritual e nosso sentido de vida. Não existe o desenvolvimento do espírito sem a prática da meditação.

O Sr. Chinelo Haney, um dos nove autores do trabalho afirma que: “Uma vez que o corpo tenha sentido o profundo relaxamento, proporcionado pela meditação transcendental, nós conseguimos perceber uma atenuação do processo de estresse”.

Também vista por alguns apenas como algo transcendente, o relaxamento ou a meditação possui sua fundamentação científica. Com a criação do eletroencefalograma, descobriu-se diferentes freqüências elétricas gerados pelo cérebro; divididos basicamente em 4 faixas distintas , onde cada uma corresponde a um estado determinado de consciência. Observou-se que quando estamos conversando, trabalhando, o eletro oscila entre 13 e 30 Hz. Procuraram saber o que ocorria nas pessoas em coma e descobriu-se que o registro era de 0,5 Hz. Por regra, seria: quanto mais tensos, mais respirações são necessárias e maior será a freqüência cerebral; quando mais calmo melhor será o ritmo respiratório, diminuindo a freqüência cerebral.



Qual o melhor horário para Meditar
   
Os três momentos do dia aos quais se atribui tanto simbolismo, são, pelo que se diz , os mais favoráveis sob o ponto de vista magnético,  a saber:
O momento de levantar do sol, o de sua passagem no meridiano, ao meio-dia e a do seu ocaso.

No período da  manhã particularmente  as forças da natureza estão em maior atividade e se acham em maior harmonia com as suas próprias forças; as paixões tendo sido adormecidas durante a noite , não lhe perturbarão; as excitações  e as aflições do dia anterior estarão apagadas , e a  mente , descansada e revigorada , será receptiva a instrução espiritual.

Naturalmente , um dos primeiros esforços que terá de fazer é sacudir toda a preguiça e desânimo , que  são inimigos principais daqueles que buscam o adiantamento espiritual.
Os três horários ditos acima eram os três momentos escolhidos pelos místicos da antiguidade  mas note bem, pode-se muitas vezes modificá-los de conformidade com as condições da vida “civilizada atual“.

  Qual o local ideal para Meditar
 
Primeiramente devemos escolher um local silencioso, arejado e limpo.
O local ideal para meditar é aquele que seja acima de tudo um local onde você se sinta confortável , mas que também seja extremamente discreto e tranqüilo, livre  de distrações , como seu quarto por exemplo.

Muitas pessoas meditam quando fazem o trajeto para casa no ônibus, em parques abertos, cachoeiras , etc.
Porém se você conseguir um local fechado e isolado de perturbações seu desenvolvimento será muito maior.

Aconselha-se não utilizar música nas práticas para que não cause distrações a mente, porém se tiver que utilizar alguma, que seja o mais suave e baixo possível.


Qual a melhor postura para Meditar


Existem inúmeras posturas para a Meditação , principalmente na Yoga. É sempre importante ressaltar que a melhor  postura para meditar é aquela que ficamos o mais confortável possível, sem tensões.

Uma postura forçada , pode causar  grande desconforto e tensão , o que  favorece para que a mente  se distraia e não se concentre.
Abaixo, algumas posturas , que, utilizadas na Yoga , também podem ser praticadas, caso você tenha interesse.


Sukhâsana ou postura fácil:


Sente-se com as pernas unidas e esticadas. Utilizando as mãos, flexione a perna esquerda e leve o pé desta para baixo da perna direita. Em seguida flexione a outra perna e leve o pé direito para baixo da perna esquerda. Conserve o tronco na vertical.

Padmâsana ou postura de lótus:


Sente-se com as pernas unidas e estendidas. Leve o peito do pé direito a pousar sobre a coxa esquerda, de forma que a sola do pé fique voltada para cima. Depois, faça o pé esquerdo pousar sobre a coxa direita. Ambos os joelhos tocam o solo e apontam para frente. Os calcanhares pressionam o abdômen logo acima da região pubiana.

Varjrâsana ou pose do diamante:



Ajoelhe-se conservando os joelhos juntos e os pés esticados, de forma que a pernas se apóiem no solo. Os dedos dos pés ficam apontados para dentro e quase se tocam. Sente-se sobre as pernas, mantendo a cabeça alinhada e a coluna ereta, sem rigidez.


Quanto tempo devo meditar


 A Meditação pode inicialmente ser praticada de 15 a 20minutos, pois um período acima  deste, pode causar uma espécie de “estafa mental ” no praticante.


É claro que  pessoas que praticam  meditação a muito tempo, conseguem ficar horas e horas em estado meditativo, mas no caso  de um aluno iniciante é melhor começar por um período menor , de 15 a 20 minutos , 2 vezes ao dia.


Qual o melhor dia para Meditar


Na verdade o melhor dia para Meditar é todos os dias , pois a Meditação é algo que deve ser praticado , exercitado e experimentado, dia após dia, minuto a minuto...
É  através da prática diária que atingimos um estado mais natural na Meditação, um  equilíbrio e desenvolvimento progressivo e efetivo.

Você  não quer  conquistar um equilíbrio temporário e passageiro, não é mesmo ???
Portanto se puder meditar diariamente, aproveite !!!! faça !!!!!
Verá que seus horizontes somente se abrirão !!!!!
Verá que  suas  novas atitudes farão  com que sua  vida mude como que por um passe de mágica !!!


Alimentação para a  Meditação


É  sempre aconselhável não  meditar após se alimentar muito, pois o alimento faz com que exista um direcionamento da nossa energia , para o processo de digestão do organismo.
É  bem melhor se pudermos meditar em jejum (quando a situação permitir), e assim não prejudicarmos nossa experiência.

Muitas vezes isto é mais fácil de se conseguir pela manhã, mas se em outro período do dia for impossível meditar sem se alimentar antes, então que seja um alimento o mais leve possível.
Também não recomenda-se comer carne antes das meditações, pois além da carne possuir  toxinas em excesso,  torna o processo digestivo mais lento.

O álcool é outro fator que prejudica a meditação, pois mesmo em pequenas doses , destrói os neurônios , descalcifica os ossos, lesa as fibras nervosas e os vasos  cardíacos, irrita a mucosa gástrica, desarranja os rins, diminui a oxigenação do sangue  e pode em grandes doses provocar a cirrose hepática.
A escolha é toda sua...

Discografia


CD Água - Andrey Cechelero 44 min. Temas instrumentais com piano e teclados, complementados com relaxantes sons de água, chuva e mar.

CD Spiritland  - Andrey Cechelero - 57 min. Música instrumental com piano e teclados, em temas inspirados nas imagens musicais das terras invisíveis.

CD Descanso - Peter Ratzenbeck 44 min. Música instrumental inspirada em canções tradicionais celtas e irlandesas, executadas em violão e harpa.

CD Aura - Spiritual Music Vários 51min. Coletânea de música instrumental, com artistas europeus especializados em relaxamento e meditação.

CD Angels - Schicco Salles 58 min. O autor se inspirou através de meditações, orações, sonhos e intuições. Sons da natureza, riachos, pássaros; melodias inspiradas nos Anjos em andamentos serenos e relaxantes, que criam uma atmosfera que induz à reflexão.

CD Unio Mystica - Corciolli 42 min. Canto gregoriano, vocais femininos, letras em latim, piano e teclados. Temas sobre alquimia medieval e a comunhão da alma com Deus.

CD Tai Chi - Danilo Tomic .48 min. O Shakuhashi é uma flauta de bambu japonesa de tradição milenar. Era usada em mosteiros zen-budistas para fins de meditação. Danilo Tomic é considerado o herdeiro brasileiro do arte do Shakuhashi, compositor premiado de trilhas sonoras para teatro e TV.


Livros de Meditação


A  Alegria da Meditação -  Redfield, Salle Merrill (autor)

Aprendendo a Silenciar a Mente  - Osho (autor)
Dalai Lama Todos os Dias - 365 Meditacões Diárias  -  Lama, Dalai (autor)

Livro Orange, O - Técnicas de Meditação - Osho, Bhagwan Shree (autor), Delela, Denise de C. Rocha (tradutora)

Arte da Meditação, A - Com Cd Grátis - Goleman, Ph. D. Daniel (autor)


Técnicas de Meditação


Existem inúmeras técnicas de meditação, porém essa que vamos abordar, é uma das mais simples e qualquer pessoa pode fazer.
Consiste em concentrar toda a atenção na respiração e nada mais.

 POSIÇÃO: Sentado  Confortavelmente  em um ambiente de preferência silencioso, e livre de distrações.

Lentamente se concentre em todo o corpo relaxado e descontraído. Sinta um profundo bem estar, e lentamente conte 01 para cada inalação e 02 para cada exalação. 03 para  cada inalação e 04 para cada exalação, e assim sucessivamente .....

Essa respiração inicial deve ser feita até 30.
Inalando pelo nariz e exalando pela boca....
Ao final da contagem e da respiração, apenas procure “Escutar” sua respiração, a cada entrada e saída de ar no corpo, a cada movimento inalatório do corpo.

É  como se você sentisse toda a sua respiração por dentro do corpo.
É como se você se “ Tornasse a Respiração “....
Permaneça nesse estado por mais 10 a 15 minutos,  pois não queremos sobrecarregar a mente, lembra?

Pratique o máximo possível essa técnica, e verá que sua concentração irá aumentar gradativamente.


Esse exercício inicial respiratório, além de ser benéfico por levar oxigenação para o cérebro e acalmar os batimentos cardíacos, também nos faz “ entrar em estado meditativo” , o que favorece a concentração.

       “  Os pensamentos são como pedras: constroem, soterram e matam .”





Nenhum comentário:

Postar um comentário