Chinese Kung Fu Ton-Long: Disciplina

Adsense

Disciplina


Muitas vezes quando se fala na palavra "disciplina", pensamos logo em algo que nos obriga a fazer determinada coisa, na maioria das vezes cansativa e chata. Mas nem sempre ter disciplina em determinada tarefa é sinônimo de coisa ruim. Muitas vezes ela é necessária e em tudo na vida temos que ter disciplina: para estudar, para se alimentar, para trabalhar, para cuidar da saúde do corpo.

Nas artes marciais essa palavra é muito mais importante, principalmente no kung fu.Qualquer praticante sabe que sem esse ingrediente tão importante, dificilmente conseguirá ter um nível técnico que seja no mínimo "aceitável", para sagrar-se um grande campeão, ou até mesmo para ser um lutador eficiente.

Devido a complexidade das técnicas marciais, a disciplina na rotina dos treinamentos se faz necessária. Não acho e nunca achei esse fator algo de ser vencido facilmente, mas venho ao longo dos anos tentando desenvolver essa grande virtude, que só pode ser adquirida quando se torna um hábito do dia a dia.É preciso buscar ter disciplina, jamais esmorecendo perante as dificuldades.

É muito comum um praticante logo no início dos treinamentos estranhar a disciplina no kung fu. A forma de se portar em uma aula, respeitando seus amigos mais graduados, o fato de ter que cumprimentar seu mestre/instrutor antes e depois da aula, manter sua vestimenta limpa, sem estar furada ou rasgada, não utilizar objetos como brincos, correntes etc.

Para o ocidental isso é difícil, mas não para o oriental. Nossa cultura é totalmente diferente deles que valorizam isso desde os primeiros anos de vida.

A disciplina, é a grande alavanca para qualquer artista marcial, diga-se de passagem a forma como sempre foi ilustrada no clássico filme "Karatê Kid" da década de 80 e agora com a nova versão do ator Jackie Chan.
Por muitas vezes o ator principal do filme tinha que ter a paciência necessária e disciplina para poder aprender os movimentos marciais e até mesmo antes disso ficar "lavando carros" e "pintando cercas"...


Então porque não desenvolvê-la ? Ou ao menos tentar desenvolvê-la ?


" Aquele que vence a si próprio é o maior dos guerreiros"





Marcelo A Marcolino amante e praticante dessa arte marcial chinesa, é representante da Associação de Arte Marcial Shaolin Kung Fu no Bairro da Vila Medeiros e aluno do Professor Erich Luiz Meirelles - faixa preta - Oitavo Thuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário